Este programa aborda diferentes aspectos do legado da língua portuguesa. Dos autores fundamentais em Portugal à prática poética de artistas brasileiros contemporâneos.
Maria Bethânia encontra Jorge Mautner e lê Xavier Dormindo, do Padre Antônio Vieira. A santidade de Xavier enquanto dorme, narrada pelo Padre Vieira, é o começo da conversa sobre vigília, sono e sonhos. Bethânia descreve seu gosto por Portugal e as variações da língua dentro do território português.
Jorge Caldeira localiza a formação erudita das línguas europeias no final da Idade Média e comenta a produção de dois dos maiores nomes lusófonos: Padre Antônio Vieira e Luís de Camões, hoje ainda tão atuais.
Em Florianópolis, mãe e filha, portuguesas e doceiras, conversam sobre a chegada de portugueses ao sul do Brasil e contam a história da vinda de sua família. As duas mostram, no trabalho e no falar, cuidado e carinho com Portugal. E com suas histórias, ajudam-nos a compreender a íntima relação entre Portugal e Brasil e o que procura o português que imigra para cá.
Arnaldo Antunes explica a excepcionalidade da língua portuguesa no Brasil, muito diversa regionalmente e, ao mesmo tempo, única em um território continental. Arnaldo lê poema de Carlos Drummond de Andrade e mostra como a poesia inverte a relação convencional da linguagem. Seria uma intermediação entre o sujeito e a coisa para torná-la, ela mesmo, a coisa.
Em imagens do filme Ervilha da Fantasia, de Werner Schuman, o poeta paranaense Paulo Leminski enaltece o papel fundamental da poesia, sem a qual a vida social não seria possível. De acordo com Leminski, a poesia é como respiração da sociedade, "inutensílio" que não precisa de justificação, pois é a própria razão de ser da vida.
Para ver o vídeo clique aqui.
Este blog surgiu para compartilhar o resultado da preparação de seminário sobre o livro "Cartografias dos Estudos Culturais". Desde então, disponibilizamos aqui parte dos materiais encontrados que ajudam a compreender a obra, os autores citados nela e temas relacionados aos Estudos Culturais. Convidamos você a contribuir com informações ou comentários. Seja bem vindo!
V SBECE
5o Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, inscrições abertas: http://www.sbece.com.br/
Consumo, acesso e sociabilidade.
Consumo, acesso e sociabilidade
Texto de Nestor García Canclini:
Resumo
Este artigo é uma adaptação, feita pelo autor, da palestra de abertura que iria realizar no 3º Encontro ESPM de Comunicação e Marketing – participação impossibilitada pela epidemia globalizada. Entendendo o consumo como um cenário de disputas entre as determinações da esfera da produção e os diferentes modos de apropriação social dos bens e serviços, o autor argumenta que as transformações na produção cultural e no acesso à cultura trazidas pela industrialização, globalização e digitalização, se mostram mais claramente no comportamento dos jovens. Tomando como laboratório a Cidade do México durante o período mais agudo de quarentena, Canclini reflete sobre o papel da escola diante dos meios de comunicação, as políticas públicas de inclusão digital e a importância da sociabilidade em nossas vidas.
Para ler o texto completo clique aqui.
Palavras-chave:
Canclini,
Comunicação,
consumo,
digitalização,
escola,
Globalização,
industrialização,
meios de comunicação,
Nestor Garcia Canclini
The west and the rest: Discourse and Power
Artigo completo em que Stuart Hall examina a formação dos "discursos" nos quais a Europa começou a descrever e representar a diferença entre si e os "outros" que encontrou no curso de sua expansão. Um bom texto para entender seu conceito de "discurso".
Para ler o texto completo (em inglês) clique aqui.
Para ler o texto completo (em inglês) clique aqui.
Assinar:
Postagens (Atom)